Coisas de Regininha - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Coisas de Regininha

O link para o blog Coisas de Regininha, de Regina Carvalho, professora de redação e madrinha de formatura da minha turma no curso de Jornalismo da UFSC, já está ali na lista da Rede Blog do Coluna Extra desde a semana passada. Mas estava esperando um gancho que pudesse render não apenas uma citação ou uma menção ao papel que ela teve (e tem) no meu jeito de encarar o jornalismo, especialmente nos momentos de sentar em frente ao computador e produzir um texto. Eu queria um gancho que servisse sim de homenagem. E encontrei: os shows que João Bosco faz hoje e amanhã, dentro do Projeto Pixinguinha, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O que João Bosco tem a ver com a Regininha? Quem a conhece, sabe: tudo. É profunda conhecedora e pesquisadora de toda a obra do compositor, tema de sua dissertação e também do livro que está preparando. Dá até saudade daqueles minutos de intervalo nas aulas de redação onde ela fazia considerações sobre a pesquisa. E o mais legal, como escrevi lá no blog, é que ela é uma tiete convincente. Quem gosta de música sempre fica interessado em ouvir o que tanto a agrada.

E por causa dos shows em Florianópolis, Regininha escreveu um post contando de onde surgiu seu interesse em acompanhar de perto a carreira de João Bosco:
“Foi culpa da Elis Regina! Comprei o último disco dela (ainda era vinil… o ano era 1972) e de repente ela se põe a cantar:

A sala cala/e o jornal prepara/ quem está na sala/ com pipoca e bala/ e o urubu sai voando/ manso…

GAMEI! Fui ver, e era ‘Bala com Bala’, de João Bosco e Aldir Blanc.”
Procurei, mas não encontrei um vídeo com Elis cantando “Bala com Bala”. Em compensação, como minha homenagem para a Regininha, achei um vídeo com um dueto de Elis Regina e João Bosco cantando “Plataforma”.



Tags:

2 comentários:

  1. Alex:

    amei, brigadinha!
    E ainda tem o vídeo, uma delícia!
    Considero "Plataforma" uma espécie de hino anarquista...
    bj,
    Regina

    ResponderExcluir
  2. Alex:
    a taradinha por João voltou aqui várias vezes, só pra ver de novo o vídeo, amando a homenagem (sou carente!) Me lembrei que a única versão em vídeo que conheço, da Elis cantando Bala com Bala, é de um show que ela fez na Alemanha, séculos atrás...Tá num dos vídeos dela, não sei se em algum dvd, porque não lembro se aquele vídeo saiu em dvd.
    beijão, "afilhado"!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário