“Florianópolis, dois olhares” - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

terça-feira, 27 de novembro de 2007

“Florianópolis, dois olhares”

Mais um livro da Lagoa Editora saindo do forno: “Florianópolis, dois olhares”, com fotos de Antônio Rubilar Ferreira Leão e textos do meu compadre Victor Carlson. Com lançamento marcado para a quarta-feira da semana que vem (5), às 19h, na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping, o livro traz fotos de Florianópolis produzidas a partir do uso de luz infravermelha e textos escritos com base em pesquisa histórica de relatos de navegadores estrangeiros que passaram pela região. Tive a oportunidade de conferir algumas provas do livro e o resultado é extremamente original ao reunir esses dois olhares sobre a cidade.

As fotos, pelo uso de uma técnica pouco usual, mereceram até uma explicação à parte no material de divulgação:
A luz infravermelha é uma faixa invisível para as pessoas. Nas câmeras convencionais, bastava comprar um filme sensível à luz infravermelha para registrar esse espectro de luz. Já nas câmeras digitais os sensores são sensíveis a um amplo espectro de luz. Por essa razão, um filtro é colocado na frente do sensor para bloquear a entrada da luz infravermelha. Para realizar as fotografias desse livro, o fotógrafo Antonio Leão abriu as câmeras digitais e retirou esse filtro. Essa modificação foi realizada nas câmeras Minolta Dimage 7, Nikon Coolpix 990 e Canon PowerShot A630. Depois disso, as imagens foram convertidas para preto e branco. O resultado são imagens em infravermelho com visões panorâmicas, contrastadas e com alta definição.
Tags: ,

Um comentário:

  1. Rodrigo Lóssio1:01 AM

    Muito legal o projeto. Parabéns ao Victor pela iniciativa. Vou querer com certeza folhear e quem saber comprar um exemplar.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário