O post-aula de Rosana Hermann - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O post-aula de Rosana Hermann

Rosana Hermann publicou hoje no Querido Leitor um post que é uma verdadeira aula para quem já tem e para quem está a fim de ter um blog. Em “Blog: cabeça, tronco e membros”, Rosana, pioneira da blogosfera brasileira, indica e analisa os elementos essenciais e os valores objetivos (audiência) e subjetivos (autoridade, credibilidade e prestígio) de um blog. No post-aula, ela também avalia que os leitores que acessam blogs querem basicamente orientação, informação e diversão. “Quem oferece um, dois ou três dos quesitos, com autoridade e credibilidade acaba tendo blogs de valor, inclusive, valor de mercado”, escreve.

E para quem está pensando em investir no seu blog, Rosana dá o recado: “Discuta, pense, reflita, construa outras teses. Mas sempre há um caminho para tudo. Tem público para tudo. Seu blog pode não virar o maior sucesso do mundo mas vai encontrar seu espaço”. Como escrevi lá no área de comentários do post, já li muitas definições sobre blogs, mas nenhuma tão clara e didática como essa da Rosana. Para ler e reler.
Blog: cabeça, tronco e membros
Tags:

2 comentários:

  1. Ola,

    Parabéns pelo blog, Alexandre.

    Conheci ele através do Evandro Baron, meu colega de mestrado em jornalismo da UFSC, e desde então tenho frequentado assiduamente. Sempre posts interessantes e coberturas bem feitas.

    Pesquiso weblogs jornalísticos no mestrado, faço parte do recém-criado Lapjor (http://www.lapjor.cce.ufsc.br), grupo de pesquisa coordenado pelo prof. Elias Machado, da UFSC.

    É bom ver que Florianópolis tem blogs jornalísticos bem interesantes. Ainda não conheço muita coisa, mas queria te perguntar se há alguma rede de blogueiros daqui bem organizada. Além de pesquisar, também sou blogueiro faz alguns anos, e me interesso particularmente em redes desse tipo, seja como simples blogueiro ou pesquisador de blogs.

    Abraço!

    Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto, embora não comentado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário