O equivocado Elton John - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O equivocado Elton John

Em reportagem da agência Ansa, reproduzida pela FolhaOnline, o cantor Elton John se mostrou um tanto quanto rancoroso e, por tabela, equivocado com a internet e com os blogs, mais especificamente.

Seu último disco, The Captain & The Kid, vendeu apenas 100 mil cópias e o músico culpou os downloads pela forte queda de vendas. Provavelmente por isso, conforme a reportagem da Ansa, Elton John pediu o fechamento da internet para sempre porque está destruindo a indústria musical e as relações interpessoais (?!?!). Mas ele - que tem um site, que entre outras funções, serve para vender de ingressos para seus shows - também se contenta se o fechamento ocorrer por cinco anos “para ver que tipo de arte se produz neste período”.

Abaixo, as frases creditadas a ele na reportagem, com comentários meus. São verdadeiras pérolas de quem não entende o que realmente acontece no meio musical desde que a internet se popularizou.
“A internet faz com que as pessoas deixem de se comunicar e se encontrar e evitou que coisas fossem criadas. Em vez disso, (os artistas) se sentam em suas casas e criam seus próprios discos, que algumas vezes são bons, mas que não têm uma visão artística a longo prazo”.
Não seria justamente o contrário? A internet não ajuda a aproximar as pessoas, não permite uma sinergia musical muito maior? Ou não é interessante a possibilidade de reunir online um músico do Brasil com músicos de outros países, que criam juntos, mesmo à distância, e disponibilizam suas criações para milhares de pessoas de maneira rápida e prática e sem atravessadores?
“Estamos falando de coisas que vão mudar o mundo e a forma como as pessoas escutam música e isso não vai ocorrer enquanto continuarem aumentando os blogs na internet”.
Mais um equívoco. Se os blogs têm alguma relevância hoje em dia é porque alguns blogueiros, mesmo dentro de seus quartos, se mostraram mais eficientes que a mídia tradicional em determinadas ocasiões. Em termos musicais, existem blogs que ajudam a resgatar discos raros e até a produzir discos-tributos e de novos artistas. Se ele quer um jeito de mudar o mundo, por que não um jeito onde cada pessoa tem uma ferramenta na mão para exercer o direito de se expressar?
“Esperamos que o próximo movimento no mundo da música acabe com a internet. Saíamos às ruas, marchemos e façamos protestos, em vez de nos sentarmos em casa e entrarmos em blogs”.
Como dá para perceber, no momento, aparentemente, Elton John tem mais raiva dos blogs do que dos tablóides ingleses. Me parece um outro equívoco já que eventos como o Live 8, do qual o próprio cantor participou no ano passado, teve a participação imprescindível da internet, inclusive de blogs que aderiram à iniciativa com posts e com selos relacionados ao evento e suas causas. Talvez Elton Jonh não se lembre disso porque está com a memória fraca ou porque seu fracassado disco só tenha sido lançado depois do Live 8. Boa sorte em Las Vegas.

Virou piada
Blogs de todo o mundo estão comentando e se divertindo com as declarações de Elton Jonh.

Tags: ,

2 comentários:

  1. And I guess that's why
    They call it the blues...

    ResponderExcluir
  2. Cara... eu JURO que eu ia escrever algo em cima dessa matéria, mas me bateu uma preguiça fora do comum e eu desisti.


    Não tenho muita paciência com gente ignorante não...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário