De Franklin Cascaes para a Playboy? - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

domingo, 26 de agosto de 2007

De Franklin Cascaes para a Playboy?

Procurando um site com informações sobre o Franklin Cascaes, principal pesquisador da cultura açoriana em Santa Catarina, parei no verbete sobre ele na Wikipedia. Como encontrei poucas informações, fui checar as opções na área “Ligações externas” e me deparei com o link “amigos(as) de franklim cascais”. E além do nome do pesquisador escrito de forma errada, o link leva o visitante para o endereço www.playboy.com (o site da revista), como mostra o detalhe do screen-shot (feito no momento em que passei o mouse sobre o link). E mais: na lista de categorias nas quais o verbete está inserido aparece “putero/coelhinha do mês” (em vermelho porque ainda não tem nenhum texto inserido).



O link e a categoria não apareceram ali por “bruxaria”, assunto sobre o qual Cascaes era especialista. Mas esse tipo de “piada”, que até pode ter sua graça, cabe numa iniciativa como a Wikipedia? Claro que muito pior é a publicação e edição de informações falsas ou distorcidas. E se o fato de ser aberta à participação de qualquer pessoa contribui para “gracinhas” como essas no verbete de Franklin Cascaes, também facilita a correção, que foi o que eu acabei de fazer.

Tags:

3 comentários:

  1. A desciclopédia existe exatamente pra esse tipo de gracinha.

    Pq será que o cara (ou a mulher, sei lá) não foi lá e fez uma página inteira?

    Gente que zoa a wikipédia é um porre...

    ResponderExcluir
  2. macbral9:47 AM

    WIKIPEDIA É UM LIXO AMERICANO QUE QUER DIZER AO MUNDO QUE TODA A VERDADE É AQUELA EDITADA PELOS YANKEES SANGUESUGAS!
    EU PREFIRO OS BONS E VELHOS LIVROS, ESTES NÃO PODEM SER DISTORCIDOS NO MUNDO VIRTUAL!
    ABS
    EU

    ResponderExcluir
  3. O comentário do colega "macbral" não merece sequer réplica, pois mostra que não conhece nada do projeto Wikipédia.

    Quanto ao vandalismo, é normal acontecer em um ambiente tão aberto. O mais comum é que os usuários conscientes (como foi o teu caso, Alexandre) corrijam as falhas.

    Obviamente, há muita gente interessada no fracasso da Wikipédia e de outros projetos similares. Informação gratuita e disponível incomoda os antigos "donos"... e pode gerar represálias.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário