As novidades do rascunho do Blogger - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

domingo, 15 de julho de 2007

As novidades do rascunho do Blogger

O Blogger in Draft, o laboratório aberto de novidades do Blogger, já oficializou um dos seus experimentos. Se você usa o Blogger - nova versão -, vá até a área Elementos de Página do layout/modelo e clique em “Adicionar elementos de página” para ver que agora dá para colocar enquetes no blog de um modo muito mais prático. É clicar, escrever a pergunta, as opções, adicionar e pronto (antes era preciso ir num site de enquetes, criar a enquete lá e depois copiar o código para colar no Html do blog). A opção já está em português, inclusive.

Mas se você não se empolgou com a enquete, espere até o Blogger oficializar a novidade mais recente do rascunho: a caixa de busca. “Busca? Grandes coisas!”. Sim, grandes coisas, porque não é uma busca qualquer. É uma busca ampla, com quatro opções: busca no blog, na Web, nas listas de links do blog e nos links colocados nos posts. E você pode selecionar todas ou escolher qual ou quais preferir. Resolvi testar a novidade aqui no Coluna Extra. Fui no draft.blogger.com e inseri a caixa de busca no alto da coluna à esquerda. E convido o leitor para experimentar a novidade (repare na forma como o resultado da pesquisa é apresentado; muito funcional). Detalhe: a caixa de busca só está aparecendo quando o endereço do blog é digitado sem o www. Ou seja, para que a busca seja exibida, digite http://colunaextra.blogspot.com. Já testei e agora vou esperar o Blogger oficializar a ferramenta.

Para saber mais sobre as novidades do Blogger, acesse www.bloggerindraft.blogspot.com.

Link relacionado:
Rascunho do Blogger

Tags:

2 comentários:

  1. Isso me lembra que eu ainda tenho que escrever um texto comparando o Wordpress com o blogger. Mas mesmo que eu já esteja no WP a uns 3 meses, ainda acho que explorei muito pouco, apesar de já saber muita coisa...

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Lóssio10:24 PM

    Bem interessante estas novas funcionalidades. Testei a busca, e achei muito funcional mesmo.

    Eu tenho usado o Wordpress e estou satisfeito com ele. Por ser código aberto, a própria comunidade desenvolve os plugins para aprimorar a ferramenta. Já implementei newsletter integrada, anti-spam, tinha a do IMs online, e ainda tenho que estudar mais alguns que guardei e achei interessante.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário