Buscadores - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sábado, 7 de abril de 2007

Buscadores

No artigo “Os novos rumos dos buscadores da internet”, Eduardo Favaretto, criador do iBUSCAS e especialista em Tecnologia da Informação e internet, defende a idéia de que a Web 2.0 abre novas oportunidades para buscas na internet, ainda que o Google pareça imbatível nesse nicho de mercado. “Os novos buscadores consideram três apelos principais: melhoria da tecnologia, da interface do usuário e da especificidade dos resultados obtidos - estes podem coexistir ou não numa mesma ferramenta de busca”, explica.

No artigo, Favaretto lista e comenta de sites de buscas que considera exemplos dos rumos que o segmento já está tomando. Reproduzo trechos abaixo:

  • Snap (www.snap.com): o resultado das buscas mostra instantaneamente um preview do site relacionado, dispensa o clique do usuário para visitá-lo e torna possível votar quanto à qualidade do link (útil ou inútil). (Já utilizo no Coluna Extra.)

  • Hakia (www.hakia.com): opção para pesquisas por significados, onde o usuário pode procurar por perguntas, sentenças, frases ou palavras-chaves. Em versão beta, promete melhorias em breve.

  • Clusty (www.clusty.com): usa o método que considera relevante os fragmentos do resultado de cada busca, conhecido por clustered search ou clustering engine, que analisa os primeiros links (entre 200 a 500) e mostra os principais temas, agrupados por pastas e subpastas.

  • SearchMash (www.searchmash.com): iniciativa do Google e numa pesquisa típica, uma barra lateral permite estendê-la a consultas relacionadas a imagens, a blogs, a vídeos e à wikipedia, num único clique. O usuário pode opinar se os links resultantes foram satisfatórios ou não.

  • ChaCha (www.chacha.com): inova ao colocar uma equipe de pessoas de plantão para atender os usuários. Se você faz uma busca e não está feliz com o resultado obtido, pode clicar num botão para conectar-se via chat (em tempo real) com um guia humano que prestará auxílio.

    Tags: , ,
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário