O nome do blog - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

O nome do blog

- Legal esse nome.

Foi o primeiro comentário de um colega de redação quando mostrei para ele o blog Esquerda Festiva, do colega jornalista Ulysses Dutra. E o comentário me fez pensar nessa tarefa de escolher o nome para um blog e nos critérios e conceitos que possam estar por trás dessa escolha. No caso do blog do Ulysses, por conhecer seu trabalho como músico e ainda que ele não escreva só sobre música, sempre relaciono o provocativo nome Esquerda Festiva com o canhoto Jimi Hendrix. Viajei? :)))

No meu caso, o nome Coluna Extra nasceu por volta de 2003, quando eu ainda era editor da revista Empreendedor e estava fora do universo blogueiro. Coluna Extra foi como batizei uma seção que deveria entrar num novo projeto editoral da revista. O conceito era simples: uma seção de uma página que encerraria a revista e iria trazer sempre um artigo ou uma mini-entrevista sobre um dos temas tratados na edição. Basicamente serviria para destacar uma opinião ou uma dica a mais (ou um “extra”) sobre a reportagem de capa, por exemplo. A idéia da seção acabou não vingando, mas no melhor estilo “não quer, a casa quer”, eu guardei o nome até maio de 2004 quando voltei para a blogosfera. E como blog, Coluna Extra parte dessa idéia de oferecer algo a mais, mas também apresentar novidades (na linha do clássico “extra!extra!”).

Tags:

6 comentários:

  1. Rodrigo Lóssio12:59 PM

    Coluna Extra é um bom nome, sempre gostei. Não fui muito feliz no meu - Impressão Digital - recebo semanalmente pedidos de orçamento pra imprimir foto, fornecedores de máquinas, e o escambau, hehehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de Esquerda Festiva e de Coluna Extra. Quanto a DVeras em Rede, minha relação é de amor e ódio :). Às vezes acho legal, outras vezes me soa um trocadilho bobo. Já pensei em mudar, mas fico imaginando o trabalho que ia dar ao pessoal que já me linkou. Abs

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, conhece essa ferramenta?
    http://www.cocomment.com
    Você instala um addon no Firefox e a partir daí seus comentários em outros sites ou blogs ficam arquivados numa página. Dá pra acompanhar melhor as conversas - é bem útil pra saber o que responderam ao teu comentário -, classificá-las com tags e até mesmo publicá-las no seu blog com um script. Bem maneiro! Comecei a testar hoje. O Nando (Dharmalog) já tá usando há um tempo e aprovou.

    ResponderExcluir
  4. Grande dica, Dauro. Já tô pensando em utilidades pra isso. Dá pra criar um post semanal com os comentários feitos em outros blogs ao longo da semana... :))) Link pro post dando uma idéia do assunto e abaixo o comentário.

    ResponderExcluir
  5. Dá pra integrar o coComment ao Technorati. Tem um passo-a-passo com oito etapas, é moleza.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:51 PM

    Salve Alexandre

    Tou honrado em ter meu recém-nascido blog como objeto de tão elogioso post. Batizar um blog, uma criança, uma banda é sempre difícil né. Eu não havia pensado no canhoto Hendrix mas achei super pertinente tua associação hehehe.

    Coluna Extra eu acho massa paca. Bem jornalístico. O nome passa muito bem a idéia do que é o blog, cheio de bonus tracks.

    E o DVeras em rede é perfeito. A foto dos pés na rede fecha que é uma beleza. Muda não Dauro.

    Um abraço, Ulysses

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário