+D1 no Comunique-se - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

+D1 no Comunique-se

O +D1 é citado em reportagem do site Comunique-se, escrita pela repórter Thaís Menezes. A reportagem “Blog: mania que virou moda” (disponível apenas para cadastrados no Comunique-se) fala do crescimento dos blogs e cita experiências como a do +D1, que reúne um grupo de jornalistas (atualmente somos 16), a partir das respostas que enviei para Thaís e que reproduzo abaixo.

1) De onde surgiu a idéia?
Desde 2004, eu tinha o projeto de um blog temático com data para começar e data para terminar. Em novembro passado retomei esse projeto, substitui essa idéia de começo e fim pelo conceito de edições temáticas e resolvi convidar um grupo de colegas jornalistas, já pensando em criar um blog coletivo. De imediato, todos aceitaram, alguns especialmente pela oportunidade de experimentar uma nova ferramenta - mesmo sem remuneração, apenas pela prazer de participar. Discutimos por umas duas semanas o nome e o conceito do blog. E colocamos no ar no dia 1º de dezembro. De lá pra cá já foram agregados novos participantes (atualmente somos 16 integrantes, todos jornalistas).

2) E qual o objetivo?
O objetivo é produzir e publicar conteúdo (texto e imagem) associando aspectos típicos dos blogs (como a praticidade e a observação de fatos do cotidiano) a técnicas de reportagem e produção de notícias. Não paramos para pensar nem planejar o futuro do blog, mas é certo que o +D1 pode servir de semente, com potencial para ir adiante, evoluir (ser comercial sem perder o conceito e a independência) e gerar produtos derivados (como livros, conteúdos especiais, programas em outras mídias, como rádio, por exemplo).

3) O que o leitor vai encontrar nesse blog?
A proposta do +D1 é desenvolver o que estamos chamando de "edições temáticas". Isso significa que durante um determinado período de tempo, todo o conteúdo do blog (notícias, comentários e imagens) irá tratar de diversos aspectos sobre um tema. Não por acaso, o slogan do blog é "onde os assuntos se completam" porque queremos valorizar justamente a visão que cada um dos 15 integrantes do +D1 tem sobre o tema escolhido. No momento (e até o final da temporada) o tema do blog é Verão. A partir desse tema são publicados posts com notícias, comentários, críticas, dicas de roteiros, fotos, charges e até crônicas, contos e poemas - com o diferencial de ter a visão pessoal do jornalista-blogueiro, sem deixar de informar, de gerar interatividade com o leitor-internauta. Para o ano que vem já estamos planejando edições temáticas sobre a Copa do Mundo e sobre as Eleições.

4) Por que um blog coletivo e não individual?
O +D1 é um blog coletivo porque segue o conceito de múltiplas visões sobre um determinado tema, como explico acima. E se fosse um blog individual, além de não seguir o conceito, ficaria inviável a atualização frequente, que graças ao fato de ter 15 integrantes na equipe é feita diariamente. Além disso, alguns dos participantes do +D1 têm seu próprio blog.

5) Blog é o assunto do momento. Todos os veículos e profisionais de comunicação estão montando um espaço destinado aos blogs. Na sua oponião a que se deve esse fato?
Sem dúvida, o interesse é decorrência da credibilidade que os blogs estão conquistando como "ferramenta jornalística". No caso do Brasil ainda é precisa avança mais. E espero que o crescimento que está ocorrendo não fique restrito à "transformação" de jornalistas com grife em blogueiros - o que também favorece os blos. Mas espero ver também jornalistas-blogueiros conquistando novos espaços, sendo reconhecidos e remunerados pela qualidade do seu trabalho à frente deseus blogs .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário