7 notas # 05 - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quarta-feira, 27 de julho de 2005

7 notas # 05

Afinado com X&Y, disco do Coldplay!

Música (no) comercial
Depois de participar de campanhas para a Fanta e para a Chevrolet, a banda mineira Jota Quest volta aos comerciais, desta vez cantando “Além do Horizonte”, da fase soul de Roberto Carlos, para vender chinelos da marca Rider. A campanha, criada pela agência W Brasil, já está sendo veiculada na região Nordeste desde junho e chega em setembro nas demais regioões. De acordo com o site Blue Bus, a regravação deverá ser a música de trabalho do novo CD da banda. No ano passado, o Skank adotou a mesma estratégia: regravou um grande sucesso, no caso “Vamos fugir”, de Gilberto Gil, também para um comercial da Rider, e que acabou se tornando um dos maiores sucessos da banda (campeã até em downloads de toques para telefone celular).

Download grátis
O Mundo Livre S/A, um dos precursores do Movimento Mangue Beat, disponibiliza para download grátis nesta sexta-feira (29) a música “Soy loco por Sol”, que faz parte do novo disco da banda, o EP Bêbadogroove Volume 1. A faixa poderá ser “baixada” no site TramaVirtual (para “baixar” a música é preciso preencher um cadastro).

Trama Virtual
No ar desde maio de 2004, o TramaVirtual rapidamente se tornou um ponto de referência da música independente no Brasil. O grande atrativo é o espaço que o site abre para que novos artistas ou artistas à margem das grandes gravadoras (como é o caso do Mundo Livre S/A) divulguem seu trabalho e disponibilizem músicas para download grátis. Ao completar um ano de existência, o TramaVirtual, idealizado pelo produtor Carlos Eduardo Miranda e financiado pela gravadora Trama, contava com um total de 13.016 artistas e 34.088 músicas disponibilizadas gratuitamente em MP3 para um total de 226.572 internautas cadastrados.

Será que vinga?
Depois do sucesso estrondoso de Admiravel chip novo, que emplacou músicas como “Equalize” e “Mascára”, a baiana Pitty enfrenta agora o desafio do segundo disco. Anacrônico chega às lojas no dia 10 de agosto e a faixa-título já está tocando nas rádios.

Piada com gosto de metal
E chega em outubro, também pela Deckdisc, o disco do Massacration, banda criada pelos integrantes do humorístico Hermes & Renato, apresentado na MTV. O sucesso das músicas gravadas para o programa levou o grupo para shows em grandes festivais como o Abril ProRock e o Planeta Atlântida. Com o nome de Kings of Metal Fried Chicken of Death, o CD teve a produção de Rick Rubinho (alcunha de João Gordo) e conta com onze faixas entre inéditas e outras conhecidas do público como “Metal Massacre Attack” e “Cereal Metal”.

O novo do Seu Jorge
Finalmente no Brasil o novo disco de Seu Jorge, Cru, gravado na França e já lançado no mercado europeu. Entre as músicas do novo disco estão “Tive Razão” (já gravada por Paula Lima) e a releitura para “Chatterton”, do francês Serge Gainsbourg (autor da famosa “Je T'Aime Moi Mon Plus”). Em 2004, além de investir na carreira no cinema, Seu Jorge lançou o DVD MTV Apresenta.

Fabulosa Orquestra
Na expectativa pelo lançamento do Acústico MTV (que vai ao ar no dia 21 de agosto, na MTV), os fãs do Ultraje a Rigor podem se deliciar com o disco da Fabulosa Orquestra de Rock and Roll, banda paralela de Roger Moreira. “Foi um projeto paralelo que eu montei o ano passado com outros músicos, alguns dos quais estão na formação do Acústico MTV”, escreve Roger no blog da banda. “Em setembro de 2004 decidimos parar com a Fabulosa, mas gravamos o CD ao vivo”. No repertório, clássicos do rock dos anos 50 e 60, como “Let’s dance”, “Maybellene”, “Surfin’ USA”, “Slowdown” e outras.

Para envio de sugestões (discos, shows, etc), escreva para agenteinforma@ig.com.br, colocando “7 notas” no campo “Assunto”.

Redação e edição: Alexandre Gonçalves

Reprodução permitida, desde que solicitada por email ou nos comentários.

Edição anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário