Prato do dia: desinformação - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Prato do dia: desinformação

Peguei de relance a entrevista de Jô Soares com o ex-deputado Ibsen Pinheiro. O tema da entrevista era a reportagem da revista IstoÉ revelando um erro proposital da Veja que culminou com o afastamento de Ibsen da presidência da Câmara dos Deputados e da vida política (no começo década de 90).
Papo vai, papo vem, Jô Soares solta aquela letrinha para o Ibsen falar sobre o Conselho Federal de Jornalismo. O ex-deputado resume sua opinião com um jogo de palavras mais ou menos assim:

- O mau jornalismo se combate com o bom jornalismo.

Ok. Como não deve ter ficado satisfeito com a resposta, Jô reforçou a idéia de que é inconcebível o governo apresentar uma proposta como essa que cria o Conselho. Em nenhum momento - ao longo do pequeno trecho que me atrevi a acompanhar -, o ex-humorista fez referência de que é uma proposta elaborado por uma entidade representativa dos jornalistas.
Não li o projeto ainda, mas atitudes como essa do Jô tem me irritado: a desinformação aparentemente proposital sobre o Conselho. Parece que os “chefs” (tem um monte!!!) juntaram todas as sobras da geladeira para preparar um banquete com pratos de gostos duvidosos e mal temperados e combinações pra lá de estranhas. Até o momento, do que li, vi e ouvi por aí, mais fácil ter uma indigestão.

Sugestão da casa: O Cesar escreveu o texto mais “nutritivo” sobre o assunto. Está no Carta Aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário