Lembranças de O Estado - Coluna Extra

Primeiro Digital - o blog do jornalista Alexandre Gonçalves

Destaques do site Farol Reportagem

Destaques do Laranjas - A verdade até as primeiras consequências

segunda-feira, 28 de junho de 2004

Lembranças de O Estado

Antes de mais nada preciso dizer que esse é um momento de nostalgia. Passei ontem em frente ao prédio do jornal O Estado, na SC-401. E com as notícias do Carlos Damião sobre as negociações entre O Estado e A Notícia e o texto publicado pelo Cesar Valente no Carta Aberta (em que ele fala de sua relação com O Estado), foi inevitável: lembrei da época em que morava no Monte Verde (ali pertinho) e ia à pé com meu pai até a sede do jornal para comprar a edição de domingo.
Isso era começo dos anos 80 (e eu tinha uns 8, 9 anos). E posso dizer que foi meu primeiro e maior contato com jornalismo até então. Como era bom aquele jornal. Lia as páginas de esportes (a coluna Gol de Placa, de Mário Inácio Coelho, as notícias do Avaí...) e O Estadinho, o suplemento infantil com quadrinhos de Maurício de Souza.
Junto com essa lembrança, caiu uma outra ficha: a região onde o jornal está localizado é uma das que mais cresce aqui em Florianópolis. Ao longo da SC-401, existem, por exemplo, uma incubadora de empresas tecnológicas, condomínios, um pólo de lojas de móveis e decoração e a construção do novo e maior shopping de Florianópolis. Até o cemitério em frente ao jornal cresceu nos últimos anos... E a evolução do jornal é inversamente proporcional ao que ocorre na região. É aquela coisa: antigamente a referência na SC-401 era o prédio do jornal. Agora, parece tão menor...Se fosse maior, certamente, com um bom trabalho comercial, só o movimento econômico da SC-401 poderia render algumas páginas de anúncio. De mais a mais, resta torcer que O Estado ganhe mesmo novo fôlego, o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário